Alinhador ‘invisível’

Como é realizado o clareamento dental?
7 de maio de 2023

O alinhador ‘invisível’ é uma alternativa ao aparelho ortodôntico convencional (fixo, com bráquete, elásticos e fios). Trata-se de um dispositivo transparente e removível, personalizado, para correção ortodôntica.

Nesse sistema de tratamento, as placas devem apresentar um comportamento de elasticidade linear e resistência para desempenhar as forças leves e contínuas necessárias para que o dente seja levado à posição desejada, com o mesmo princípio da ortodontia fixa.

Bem diferente dos modelos tradicionais, os alinhadores estéticos são um conjunto de placas transparentes removíveis com a finalidade de realizar a movimentação gradual dos dentes. O ganho principal para o paciente é visual, já que o alinhador é praticamente imperceptível no sorriso.

Mais benefícios – A estética é bastante beneficiada com o uso de alinhadores transparentes, mas não é só isso. Eles trazem vantagens extras – para o paciente e para o dentista –, como: facilidade de remoção do aparelho para comer, praticidade para higienização (escovação e uso do fio dental) e possibilidade de se prever as etapas e estágios do tratamento pelo método de diagnóstico virtual.

Quais riscos o alinhador transparente pode trazer?

Sabemos que o paciente usa o aparelho por muitas horas e, por isso a saliva não exerce o efeito tamponante, uma vez que não tem contato com a superfície do dente. Uma das necessidades que o tratamento exige é o uso por 22 horas. É indicado ao paciente tomar água frequentemente ao longo do dia e fazer intervalos curtos para que o efeito tamponante aja e evite consequências.

Os alinhadores invisíveis afetam a forma de falar?

Assim como qualquer aparelho ortodôntico, no começo, alguns fonemas podem apresentar alteração. Mas o organismo adaptará. Como os alinhadores não invadem o palato, a fala é facilmente adaptada.

Fonte: colgatebrasil.com.br